TIM | Emoti Sounds


Você já pensou em como o sistema de leitura para pessoas com deficiência visual interpreta os emojis?
As frases são lidas pela voz eletrônica de forma literal e o mesmo acaba ocorrendo com as figuras, que perdem sua função de transmitir uma sensação ou emoção.
Esse projeto incrível, da Artplan, para TIM, batizado de Emoti Sounds, procura resolver esse problema.
A ideia é criar uma nova associação cognitiva para deficientes visuais, através de uma leitura dos emoticons de forma mais emotiva e divertida para quem utiliza o leitor de tela NVDA (NonVisual Desktop Access).
Ao instalar o plugin associado ao NVDA, a ferramenta permite que as pessoas com deficiência visual tenham uma experiência equiparada a qualquer outro leitor.

A concepção dos sons contou com a colaboração da equipe do Instituto Benjamin Constant, centro de referência nacional para questões da deficiência visual.
"Acreditamos que estamos inaugurando uma nova forma de comunicação, socialmente relevante e acessível e que promove uma mudança na vida das pessoas. Nesse projeto, a qualidade do trabalho foi artesanal, e contamos com a colaboração de um instituto que é referência para a inclusão de pessoas com deficiência visual, que foi a equipe do Benjamin Constant. Esta colaboração foi indispensável para colocar o projeto Emoti Sounds para funcionar", conta Rodolfo Medina, presidente da Artplan.
O plugin Emoti Sounds é gratuito, e está disponível para leitura em português e inglês, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que utilize o NVDA em seu desktop. Basta instalar o plugin através da área de Add On do NVDA ou através do site do projeto Emoti Sounds.

Comentários