TuDiBão | Jornais – Anúncios Diferenciados

O post de hoje é cortesia da colega e blogueira Silvia Zampar. Silvia é graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 15 anos em uma pequena agência de propaganda em Jundiaí e leciona para os cursos de Comunicação Digital da UNIP. Além disso tudo ainda mantém o blog TuDiBão.
Esta semana estou fazendo uma série falando de jornais, sendo que já falei a respeito dos principais papéis e formatos para jornal, depois falei ontem sobre a comercialização de espaços e formatos convencionas, sendo que hoje trato dos formatos diferenciados para anúncios.
Além dos espaços convencionais, podemos contratar espaços diferenciados, o que também chamamos de “sair do quadrado” (em alusão ao quadrado do anúncio convencional), que irão interagir com o conteúdo editorial (no meio de todo o texto), sendo que os anúncios em formatos diferenciados têm algumas vantagens:
* Acaba chamando mais a atenção do leitor, exatamente pelo seu aspecto diferenciado;
* Geralmente, por inserir-se no meio do conteúdo editorial, acaba sendo obrigatoriamente visto pelo leitor (páginas só com anúncios podem ser viradas rapidamente, sem serem lidas).
Na apresentação abaixo segue uma série de artes de jornal desenvolvidas para a loja IRA, que comercializa peças e acessórios para motos e motociclistas, sendo que em todas podemos ver que se buscou formatos especiais e diferenciados, visando aumentar a visibilidade:
Todos estes anúncios que você conferiu na apresentação são chamados de formatos especiais, sendo obrigatório existir uma negociação prévia com o jornal, enviando-se layout (pode mandar só a máscara ou mancha do que iria ocupar a arte), pois em alguns casos eles podem não aceitar estes formatos, que possam impossibilitar a diagramação por parte da editoria, ou mesmo que dê problemas na hora da impressão (como o caso de anúncios no meio de uma página dupla espelhada).
Vejam esse exemplo abaixo, que não se trata de um formato diferenciado (apesar de parecer). Observe que o anúncio interrompe o texto, com a máscara branca em volta, não permitindo uma leitura completa do conteúdo editorial, portanto trata-se de um anúncio de uma página, mas foi recriada uma página falsa de matéria. Caso o jornal concordasse, até poderia ser um anúncio especial, inserido no seu conteúdo, mas isso tem que ser bem negociado para o jornal aceitar, além de enviado com muita antecedência pra haver um perfeito encaixe entre anúncio e textos.
Vejam nesse abaixo, como o jornal fez a reserva de todo o espaço onde a arte invadiu, mas não aceitou invadir com texto mais próximo (isso já aconteceu comigo, que eles preferem dessa forma, pra não ficarem dependendo de chegar o anúncio pra montar a página).
Vejam que interessante o anúncio abaixo, que até parece um formato especial, entretanto é: um 3 x 52 cm/col à esquerda, junto com um 6 x 16 cm/col (aprox.) à direita, um anúncio que alguns chamam de anúncio outdoor (se fosse no topo alguns chamam de outside). Evidente que isso teve uma negociação especial, já que teve que ser impresso numa página espelhada (que não são folhas separadas), para se imprimir o carro assim no meio.
Aqui temos dois anúncios que ocupam espaços especiais para o McDonalds, sendo que o próprio texto, em cor diferente, ajuda a compor o anúncio (não sei dizer se o texto continha ou não notícia de fato.

Comentários

Anônimo disse…
E não é que a Silvia fez mestrado comigo? Ótimo texto, Silvinha! Tudibão procê!

Agnes Arruda (a do Bruce Lee)