Color Add | Cores para Daltônicos

O daltonismo é uma insuficiência visual relacionada com a incapacidade de distinguir diversas cores do espectro. Um indivíduo com uma visão normal é capaz de distinguir cerca de 30.000 cores. O daltônico apenas consegue identificar ou diferenciar entre 500 e 800 cores. Estima-se que cerca de 10% da população masculina mundial é daltônica. (curiosidade: o daltoismo é raro entre as mulheres.)
Pensando de forma funcional, os daltônicos podem encontrar dificuldades para realizar algumas tarefas, quando estas dependerem da leitura das cores.
Partindo deste problema, o designer Miguel Neiva, na sua dissertação de mestrado realizada na Universidade do Minho, em Portugal, desenvolveu um código de símbolos que comunica a cor aos daltônicos. O código gráfico, denominado “Color Add”, é monocromático e indica os desdobramento das cores.
Formas geométricas básicas foram desenvolvidas criando associações com as cores primárias (azul/cyan; vermelho/magenta; amarelo). A estas 3 formas básicas foram acrescentadas mais duas, que representam o branco e o preto.



Veja o código aplicado, desde etiquetas de roupa, material escolar e didático e no diagrama das linhas do Metro do Porto.




E olha que legal, a empresa portuguesa Viarco, fabricante de lápis de cor, já adotou o sistema em seus produtos.

Leia abaixo o depoimento de José Vieira, um dos executivos da Viarco sobre o projeto.
“Quando a Viarco teve conhecimento do código ColorAdd desenvolvido pelo designer Miguel Neiva, imediatamente reconheceu a importância que o mesmo tem para a melhoria da qualidade de vida do grupo alargado de população que sofre de Daltonismo.
Num mundo em que as cores são cada vez mais fundamentais para a correcta transmissão e interpretação de mensagens e informação, não ser capaz de as reconhecer é ficar excluído de parte de direitos de cidadania.
Quando pensamos nas crianças que sofrem desta limitação, o problema assume contornos ainda mais graves, visto ser na infância que o indivíduo tem as primeiras experiências na aplicação das cores como forma de interpretação do mundo que o rodeia.
Para a Viarco a integração do código ColorAdd nos seus produtos passou a ser uma obrigação e ao mesmo tempo motivo de orgulho.
Ao adoptarmos o código ColorAdd nos nossos lápis temos a possibilidade de contribuir para a inclusão de muitas crianças e ao mesmo tempo apoiar a implementação e disseminação de uma linguagem desenvolvida em Portugal que confiamos ter todas as condições para se tornar universal.
A Viarco apesar ter mais de 100 anos de actividade e de ser uma estrutura muito tradicional, tem uma postura muito activa no desenvolvimento constante de produtos que conjuguem novas funcionalidades com o design, a preservação do património e a responsabilidade social.
A adoção do código ColorAdd insere-se precisamente na prática instituída no seio da empresa de estabelecimento de parcerias com instituições ligadas à educação, cultura e solidariedade que criem dinâmicas de benefício social.
Actualmente A Viarco continua a ser a única fábrica de Lápis em Portugal e provavelmente uma das mais versáteis a nível Mundial”

Comentários

Pris Perret disse…
muito legai isso Pels... eu tenho um primo q é daltonico e publicitario e trabalha nada mais nada menos que na criacao... ele disse que tem tecnicas pra ver as cores e que sempre pede uma ajudazinha pra um colega...
Anônimo disse…
Adorei ver, como daltónico sempre fico incomodado com a falta de atenção das empresas de comercio com esta parte do publico de consumidores, pena que não tem uma associação que defenda os direitos dos daltónicos. Por minha parte vou querer incorporar este código na produção cartografica nas disciplinas que ensino na universidade.
miguel neiva disse…
Meu Caro,
Obrigado pelo comentário.
Estou deste já interessado e totalmente disponivel para um contacto.
procure-me pelo coloradd@gmail.com
pelo site www.coloradd.net
ou pelo faceBook em:
http://www.facebook.com/pages/ColorADDR-sistema-de-identificacao-de-cores-para-daltonicos/215330769134?ref=ts

um abraço