CineDica do Pels

Prato cheio para quem curte boa música e biografia.
O diretor Taylor Hackford - o mesmo de O Advogado do Diabo, que já foi dica aqui - leva às telas a cinebiografia do cantor Ray Charles, com Jamie Foxx literalmente incorporando o cantor.
Muitas cenas do filme eu via Jamie Foxx e não acreditava que não era Ray Charles. Imperdível!

RAY
Em 1932 Ray Charles nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Aos 7 anos Ray, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo.
Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontra seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha renome.
Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, mistura o gospel, country e jazz, gerando um estilo inconfundível.
Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista.
Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pessoal e profissionalmente é afetado ao se tornar um viciado em heroína.

Premiações
- Ganhou 2 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Jamie Foxx) e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Figurino e Melhor Edição.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical (Jamie Foxx), além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme - Comédia/Musical.
- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Ator (Jamie Foxx) e Melhor Som.

Curiosidades
- Jamie Foxx teve que usar olhos protéticos que realmente o deixavam cego quando interpretava Ray Charles, o que ocorria cerca de 14 horas por dia durante as filmagens.
- É o próprio Jamie Foxx quem toca piano nas cenas em que aparece tocando o instrumento.
- O cantor Ray Charles faleceu em 10 de junho de 2004, pouco após o término das filmagens de Ray.

Pipoca na mão e bom filme!

Comentários

Silvia Zampar disse…
Só pra te avisar que passei a dica do seu blog pro "Puta Sacada" que é um outro blog que gosto muito (http://www.putasacada.com.br/mcdonalds-200m-197m-ddb-denmark/comment-page-1/#comment-39761); e tbm que acabei de te adicionar na minha relação de sites que "Eu indico!" lá no meu blog.