Kutiman | ThruYou

O israelense Kutiman (nome de batismo é Ophir Kutiel) de 27 anos, é um produtor musical viciado no YouTube. Passa horas em Tel Aviv navegando pelos vídeos e em janeiro parou num vídeo de um homem tocando bateria. Ele, que toca vários instrumentos, gravar uma linha de guitarra sobre aquela percussão. Buscou outro vídeo no YouTube com alguém tocando uma peça de guitarra que combinasse com aquela bateria.
Dessa ideia, surgiu o ThruYou, que tornou Kutiman uma celebridade mundial. São sete clipes criados a partir de vídeos de músicos amadores postados no YouTube. Ele juntou trechos de bateria, de guitarra, de bongô e até de mãe cantando para ninar um bebê e sampleou tudo. Deu num mosaico shouw de bola.

Mas tem um problema: Kutiman não pediu autorização aos autores dos vídeos, logo é tudo ilegal! Postar um vídeo no YouTube não dá direito a outros de remixá-lo, mesmo que o objetivo não seja ganhar dinheiro. Kutiman diz ter recusado várias propostas para gravar um álbum. “Não tenho nada contra a comercialização da música, mas o ThruYou é algo que fiz para dividir com o mundo”, afirmou.

Comentários