Texto | Público Alvo

Ótimo texto do amigo Ricardo Benevides.
Ele mantém uma coluna no site Nós da Comunicação, onde escreve crônicas muito bem humoradas sobre um mundo midiatizado em excesso.
======================================
O PÚBLICO ALVO

– Pelo amor de Deus, não me mate! Eu lhe dou tudo, carteira, relógio, celular... Leve o carro, mas, por favor, não me machuque!

O homem posicionava o cano do revólver na têmpora da mulher. Agora, ele a conduzia para dentro do automóvel enquanto olhava para os lados e dava instruções em voz baixa:
– Aja naturalmente, não grite porque vai acabar tudo bem – a voz era firme, tranqüila. Ele trancou as portas e pediu que ela se acalmasse.
– Agora, me diga quantos anos você tem?
– Trinta e cinco.
– Casada?
– Sou sim – ela tremia e deixava escorrer uma lágrima.
– Filhos?
– Tenho um casal. Por favor, não me mate!
– Não vou matá-la. Só vou fazer mais algumas perguntas – o homem dominava a situação. – Depois, vou embora. Mas precisa ser absolutamente sincera. Do contrário...
– Eu juro que serei – ela já não sentia o ‘frio’ do cano do revólver.
– Escolaridade.
– O quê?! – A mulher fez cara de quem não entendeu patavina de nada.
– 2o grau completo? Superior?
– Eu sou pós-graduada – respondeu cautelosa.
– Ah, imaginei.
– ...?
– Renda média: mais de dez salários? Mais de 15?
– Olha, se quer dinheiro, é só dizer que eu consigo. Em minha carteira tem uns R$ 350, mas posso conseguir mais, é só deixar minha família em paz.
– Não se trata disso. Quero saber sua renda mensal e a de seu marido também.
A mulher parou para pensar e, então, respondeu:
– ... Acho que uns 40 salários, eu e ele.
– Bom, muito bom. Outros carros? São importados como esse?
– Meu marido tem um Audi, modelo novo.
– Excelente. Mais uma pergunta: quantos banheiros vocês têm em casa?
– Cinco. Mas o que isso tem a ver com o assalto?
– Não é um assalto. Estou trabalhando. Agora, para finalizar, a senhora e seu marido bebem whisky? Que marca? – O homem já havia afastado a arma da mulher, deixando-a apoiada no colo, porém sem apontá-la.
– Sim, bebemos whisky. Sempre o Red Label.
– E a senhora conhece o Duncan Peckermann?
– Não. Era para conhecer?
– Sim! Ele é feito com os melhores maltes da Escócia, envelhecido em tonéis de carvalho com tratamento externo e tem sabor e aroma inconfundíveis. Duncan Peckermann é refinado como você. Experimente! E sinta o prazer da Escócia em cada gole!
Agora, o homem tinha guardado o revólver e saía do carro. Atônita, a mulher observou os últimos movimentos dele calada até que a pergunta se precipitasse em sua boca sem que pudesse contê-la:
– Mas você não vai levar nem minha carteira?
– Senhora, não é necessário. Mas se não experimentar o Duncan Peckerman, vamos nos ver de novo.
Ao lado, parou outro carro e o homem abordou mais uma mulher. Dia cheio!

======================================

Veja outros textos dele aqui.

Comentários

Anônimo disse…
Muitoo bomm!
Tem outro jeito de fazer com que a pessoa responda de maneira sincera em uma pesquisa? Acho que não =P