Coca-Cola Natalina

Você já deve saber que papi noel, como conhecemos, foi uma criação da Coca-Cola.
Foi um trabalho desenvolvido pelo ilustrador americano Haddon Sundblom, quando chamado para criar a campanha de natal da Coca em 1931.
Críticas ao capitalismos de lado, o desenho é fantástico e bastante emocional e familiar.










Comentários

Tatiana Gonzalez disse…
Seeemmmmpre coca-colaaaaaaaaa!!!
Dick Vigarista disse…
Corrigindo a Falta de Informação e Manipulação!

O Homem que Pintou Papai Noel de Vermelho!

E ae pessoal, hoje eu, Felipe C., estou aqui vos escrevendo um pequeno texto sobre Thomas Nast, o homem que pintou o bom velhinho de vermelho. Achamos importante postar algum conteúdo diferente no Natal, então lá vamos nós.
A lenda do Papai Noel foi inspirada em um sujeito de carne e osso, Nicolau de Taumaturgo, que viveu no século IV. Arcebispo de Mira, na Turquia, Nicolau foi canonizado pela igreja católica após ter vivido sua vida ajudando outras pessoas. Como diz a lenda: Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas.

Foi na Alemanha, porém, que ele ganhou ligação com a data do Natal, logo se espalhando essa ligação por todo o mundo.
Bem, até ai tudo muito bem. Mas onde entra Thomas Nast? Muito tempo depois, no século XIX, o Papai Noel era representado em imagens como um sujeito alto e magro, até que Thomas Nast, cartunista reconhecido como "O Pai do Cartoon Americano", fizesse, em 1863, sua versão do Velho Noel, gorducho e rechonchudo para a capa da Harper Weekly.

E logo mais, anos depois, as roupas do velho Noel, que até então eram verdes, foram pintadas de vermelho e branco por Thomas, que assim interpretava a imagem de São Nicolau.

Muito contrariamente ao que dizem, não foi a Coca-Cola que pintou Noel para seus comerciais, pois imagens do bom velhinho em suas roupas vermelhas datam de anos antes do primeiro comercial da empresa de refrigerantes com o rechonchudo garoto propaganda, de 1931:
daniel pels disse…
Felipe,
valeu pelas informações, mas é inegável que foi a Coca a primeira a explorar comercialmente a imagem do "papai noel".
Abs